segunda-feira, 21 de junho de 2010

A FESTA/ATO de quarta-feira (23/06)

A FESTA/ATO de quarta-feira (23/06) representa principalmente uma manifestação contra a repressão.

O GAC (Grupo Administrativo do Campus) tem uma portaria que proíbe a permanência no campus após a meia noite, o que inviabiliza a realização de congressos, eventos acadêmicos e diversas atividades culturais. Isso porque não é possível o pernoite, que é necessário para receber estudantes e visitantes de outros lugares que vêm participar dos congressos e encontros. Essa é uma prática comum nas universidades públicas. Entendemos que o campus é um espaço público e que deve ser ocupado pelos estudantes. Cada vez mais vemos nossos direitos mínimos sendo desconsiderados pela burocracia acadêmica. É o caso da moradia e do restaurante universitário, que já são problemas históricos do campus de Bauru. Além disso, a falta de professores, a insuficiência dos laboratórios e a última novidade: a proibição de colagem de cartazes em qualquer lugar que não sejam os “murais oficiais”.
Tudo isso faz parte de um conjunto que mostra uma característica clara e cada vez maior da universidade: a forte repressão a qualquer forma de manifestação, movimentação e contestação.

PS: Deixamos claro que não somos a favor de nenhuma forma de vandalismo e depredação do espaço público. Devemos ocupar sem destruir!

EM APOIO À GREVE DOS FUNCIONÁRIOS!
PELA AGILIDADE DOS PROCESSOS DO R.U E MORADIA!
PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM CARTAZES OU QUAISQUER MANIFESTAÇÕES!

Venha a Festa-Ato, quarta-feira, 23.06 no Bosque!
A partir das 23hs.!
Bandas: Bonequinho, Supersônica, Mutuca

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CARTERINHA - Prorrogado até o dia 18












Olá pessoal,continuaremos a fazer atendimento da carterinha na sala do diretorio até essa sexta (18) para que todos possam fazer sua carterinha.
Importante ela será entregue antes de entrarmos em férias

domingo, 13 de junho de 2010

Diretoria Unesp Bauru censura estudantes!

Não bastassem as diversas proibições que já enfrentamos no campus da Unesp Bauru, como não poder realizar festas e eventos acadêmicos/culturais após as 24hs, agora temos mais uma novidade.

O diretor do GAC - Grupo Administrativo do Campus - , Roberto Deganutti (FAAC), baixou uma nova modalidade de censura. Os estudantes estão proibidos de afixar cartazes fora dos "murais oficiais", e também estão proibidos cartazes que façam alusão à bebidas alcoolicas.
A justificativa da direção do campus é que de acordo com vários programas da Universidade, que prezam por uma vida mais saudável, seria uma contradição cartazes que façam alusão ao consumo de bebidas alcoolicas.

Agora eu pergunto pra vocês. Que programas são esses? Não conhecemos um sequer. Temos um problema grave de alcoolismo por parte dos funcionários do campus, mas aí a direção NÃO dispensa nenhum programa voltado para esse público, que de fato sofre e se degrada.

Essa atitude soa higienista, primeiramente, ao proibir afixar cartazes fora dos murais. Que tipo de universidade a burocracia acadêmica pretende? Uma parecida com shoopings, com fachadas espelhadas, brancas, bem iluminadas?
Soa também como moralista, ao querer impedir a divulgação de atividades, festas, cursos, encontros de estudantes. Além de ser hipócrita, já que temos funcionários alcolistas e querem proibir cartazes com alusão à bebidas alcoolicas. Quem é tão inocente ao ponto de acreditar que um simples cartaz pode incentivar o consumo irresponsável de alcool?

Assim, os murais que deveriam ser utilizados pela comunidade acadêmica, ficam à disposição de imobiliárias e bancos, por exemplo. Proibem cartazes de festas, fora dos murais, mas não impedem empresas de divulgar serviços dentro da Universidade Pública.

Direção do campus de Bauru: justificam a proibição de cartazes com o argumento de que prezam por uma vida saudável. A concepção de saúde de vocês, nos parece em certa medida um pouco inadequada. Onde está o nosso Restaurante Universitário para nos fornecer alimentos a preços acessíveis e de boa qualidade? Onde está o RU que prevê o trabalho de um nutricionista dentro do quadro de funcionários? Por acaso, as cantinas da Unesp Bauru têm oferecido alimentos saudáveis à comunidade acadêmica? Sem falar na saúde do nosso bolso, porque pagar os valores que pagamos pelos alimentos na cantina, fazem mal a nossa "saúde financeira".

Qual é o programa que o curso de Educação Física oferece à comunidade acadêmica para incentivar a prática de exercícios? Não queremos práticas meramente competitivas, queremos verdadeira promoção de saúde! Onde está a piscina, a disposição dos alunos e demais segmentos que querem praticar exercícios? Por acaso a sala de musculação da Educação Física está a disposição? E quanto às quadras, podem ser utilizadas por todos os alunos? Não vejo programas que incentivem essa participação. Ah, por falar na Ed. Física, sabiam que a vice-diretora da FC é professora desse curso? Aliás, professora adjunta. Tanta titulação que não reflete compromisso verdadeiro com a academia!

Aliás, pensando bem, apenas os alunos de Educação Física é que podem se dizer saudáveis. Porque andar diariamente até a Praça de Esportes é o que chamamos de uma verdadeira caminhada.

Se você acha um absurdo essa atitude tomada pela direção do campus, em impedir e reprimir mais uma vez os estudantes, dessa vez na nossa comunicação e divulgação de atividades, compareça ao CEEUB amanhã, segunda-feira(14.06) às 17:30 na sala do DACEL. Fica ali ao lado do Centro de Idiomas.

Vamos discutir a repressão que os estudantes vêm enfrentando cada vez mais em seu cotidiano na universidade. Estão nos tirando cada vez mais a voz e o direito de nos expressar! Vamos contestar a Portaria do GAC que proibe a realização de atividades após as 24hs! Queremos lugares para nos agregarmos, para discutirmos, nos integramos! A Universidade é pública! O espaço é público. Vamos ocupar os espaços que querem nos tirar!

Apareçam amanhã no CEEUB para conversarmos e tirarmos atitudes em relação a mais esse absurdo!

Movimento Estudantil Unesp Bauru!