No final do ano passado a UNESP junto ao PROEX abriu um edital chamado Talentos na UNESP, concurso que visava descobrir talentos artísticos na UNESP e premiaria em dinheiro as melhores obras, até ai ótima iniciativa, que incentivava artistas das mais diversas modalidades a produzirem obras e encaminha-las para tal concurso.
RESULTADO DO CONCURSO: NENHUM VENCEDOR
-motivo-
“segundo a análise da comissão avaliadora, em comum acordo com a comissão organizadora, nenhuma atingiu a meta desejada, prevista no item 8.2 do Edital,”
Item 8 do edital
8. Direito à Obra
8.2. As 03 obras de arte premiadas serão utilizadas para homenagens institucionais a
autoridades nacionais e internacionais, e não poderão ser reproduzidas a não ser
pela UNESP, que manterá os direitos sobre as mesmas.
Agora qual o verdadeiro motivo?
Nenhuma obra inscrita poderia ser usada para homenagear entidades nacionais ou internacionais? Seriam tão ruins as obras?
Pow “talentos da UNESP” eles esperavam oque? ouro incenso e mirra e a visita de Jesus Cristo!
Qual o critério de avaliação e o entendimento do valor da arte para a comissão?
Ou o autor não quis aceitar a bolada e preferiu reproduzir sua obra e fazer como Andy Warhol? Ou quem sabe até rolou uma influencia de Duchamp e esse fez também um ready made?
Pensando bem quem não enviou trabalho deveria ter acreditado nisso e mandado. Quem sabe quem tivesse a obra escolhida ao menos não iria ficar com essas dúvidas ou quem sabe realmente não tem ninguém com talento na UNESP. (rsrs)
Fontes pesquisadas:
http://www.unesp.br/proex/pdf/talentos.pdf
http://www.unesp.br/proex/pdf/edital_talentos.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário